quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Santidade

A palavra hebraica geralmente traduzida por santo é "kadosh" que corresponde à palavra grega "agios" que na origem significava simplesmente separado.

Santidade: Ta aí uma palavra que vem sendo ignorada, durante anos, por muitos. Hoje pessoas estão buscando Deus, mas não querem abrir mão de certas coisas do mundo, diversas pessoas hoje buscam um deus que não exija mudança de nossa parte, não querem fazer renuncias e negar nossa natureza humana e pecaminosa. “Então disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome sua cruz e siga-me” (Mt. 16:24), Jesus não disse quem quiser me seguir, simplesmente, siga-me, não Ele disse que se alguém quisesse segui-lo deveria negar a si mesmo e tomar sua cruz. Santidade é também uma questão de renuncia.

Se o próprio significado da palavra diz: separado, devemos nos separar das coisas do mundo, devemos renunciá-las, “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam” (Mt. 6:19-20), devemos seguir buscando santidade, “Eu sou o Senhor vosso Deus: portanto vós vos consagrareis, e sereis santo, porque Eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra” (Lv 11:44).

A santidade não é simplesmente um ato de nos separarmos do mundo, é um ato de fortalecermos nosso caráter, de renuncia, e de busca por intimidade com o Pai.

Sei que muitos ao longo do caminho vão perdendo muitos dos princípios a qual buscavam com tanto ardor; não é fácil viver uma vida de santidade, não é fácil negar nossa vontade e seguir a vontade de Deus, não é fácil largar as “mentirinhas” contadas para se safar de alguma situação, não é fácil controlar nossa língua (Tg. 3:6-8), mas eu também tenho certeza de que não foi fácil levar chibatadas com um chicote que continha pedaços de ossos na ponta, não foi fácil ter uma coroa de espinhos fincadas na cabeça, não foi fácil carregar uma cruz de madeira extremamente pesada por um longo trajeto, não foi fácil ser escarnecido e humilhado, não foi fácil ser pregado em uma cruz, não foi fácil fazer tudo isso por amor a pessoas que simplesmente não deram a mínima para tamanho sacrifício, mas mesmo assim Jesus fez isso por nós, então porque não podemos fazer algumas renuncias para aquele que morreu por nós?

Se ao menos essas renuncias e essa busca por santidade não levasse a nada ou levasse a algum lugar que não valesse o esforço, mas não essas renuncias e a busca por santidade poderão te dar a coroa da vida, lhe levar para cada vez mais perto do Pai, gerar uma intimidade e um relacionamento profundos com Deus.

Por mais difícil que possa parecer andar na contramão do mundo, andar em santidade, devemos buscar isso, “Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (I Jo. 4:4), a própria palavra nos dá uma idéia de que temos tudo para seguir em santidade, temos a força e as armas para lutar, basta apenas termos coragem para seguir por esse caminho, coragem de seguir em frente qualquer seja os obstáculos impostos pelo mundo (Ap. 2:10), não retroceder por nada e ninguém. Deus procura guerreiros valentes, Gaditas, então que sejamos esses guerreiros, que estarão na linha de frente de batalha, prontos pra peleja, e que não retrocederam (Hb. 10:38-39).

Escrito por: Ana Carolina M. Souza

2 comentários:

  1. " Quem tem santidade no coração, TEM MUITO DE DEUS..."Porque é impossivel ser santo, sem DEUS...

    ResponderExcluir
  2. PALAVRA PROFUNDO,SEM INTIMIDADE É IMPOSSIVEL FALAR COM DEUS,SEM SANTIDADE É IMPOSIIVEL AGRADAR A DEUS , SEM RENUNCIA É IMPOSSIVEL SER SEMELHANTE A DEUS...NOS NASCEMOS PRA BRILHAR,VIVA UMA VIDA SEGUNDO O CORAÇAO DE DEUS E TUDO SERA UMA BENÇAO NA SUA VIDA.
    SE ALGUEM QUIZER ME ADD PRA CONVERSAR,
    QUERO AMIZADES ASSIM,E CONHECENDO VCS VOU CONHECER MAS COISAS DE DEUS AMEM.
    TOTAL90_DANIEL@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir